O Akita postou esses dias sobre a regra número 1 da Arquitetura de Software.
“Você não é o Netflix.”
Na mesma semana eu tinha escrito uma thread explicando o porquê você tem que usar o nível certo de complexidade pra desenvolver um sistema.
Tem muita gente que mete o louco e quer projetar uma arquitetura que não é necessária e na grande maioria dos casos, a pessoa que está imaginando essa arquitetura não sabe o suficiente pra fazer e faz merda.
É sério.
Parece a síndrome que os Devs Plenos tem pra fazer System Design… São os que mais inventam moda.
Muitas vezes o pleno quer compensar sua falta de experiência tentando mostrar que sabe mais do que realmente sabe. Nisso eles metem os pés pelas mãos.
Quer fazer um bom System Design? Joga simples, meu amigo.
Eu gosto de pensar que a arquitetura precisa evoluir com o tamanho do projeto. Na hora que você precisar aumentar a complexidade, você aumenta.
Depois de fazer centenas de entrevistas de System Design, eu tenho certeza que quem vai na manha, consegue se dar melhor.
E se você estiver indo muito bem, pode deixar, o entrevistador ou o seu projeto vão exigir de você a evolução do seu desenho inicial.
Um abraço,
Fernando Freitas Alves
PS:
Você sabe fazer um bom detalhamento de escopo técnico? Isso que vai ajudar o seu time a tomar as melhores decisões e até evoluirem como devs.
É uma das aulas que mais gosto do módulo de Pilar Técnico do First Lead.
PS 2:
Mês do meu aniversário e eu resolvi seguir os costume dos Hobbits e dar um presente pra vocês.
Tem desconto de 15% do First Lead se comprar por esse link aqui